SSD M2?

Você sabe o que é SSD M2?

Em primeiro lugar você sabe o que é uma unidade de armazenamento ssd m2?

o que é um ssd m2
descubra tudo sobre o ssd m2

SSD M2 é Uma unidade de armazenamaneto de memória ROM feita na forma de uma placa eletrônica sem caixa e projetada para ser conectado ao conector M.2 da placa-mãe. Inicialmente, as unidades desse formato eram destinadas somente a laptops. No entanto, devido ao seu sucesso e impacto, hoje já são usados em computadores de mesa, isto é, os famosos Desktops.

A unidade de armazenamento M2 possui vários formatos de tamanhos, apesar de todos terem uma largura padrão de 22mm, em seu comprimento podemos encontrar M2 com 42 mm, 60 mm, 80 mm e 110 mm. Na verdade, a marcação de cada módulo consiste nos parâmetros de largura e comprimento:

os quatro tipos de unidade de armazenamentos ssd m2
tipos de m2
  • M2 2242 – Unidades de armazenamentos compactadas para laptops;
  • M2 2260 – É considerado um tamanho não muito comum mas foram projetados para Laptops e PCs de mesa;
  • M2 2280 – Esse é o tamanho mais comum encontrado atualmente para seu desktop;
  • M2 22110 – Esse tipo de armazenamento é encontrado para os sistemas de servidores.

As unidades de armazenamento do formato ssd m2 possui grandes vantagens em relações aos seus antecessores os HDs e os SSD 2.5″.

  • Com toda certeza, a característica mais notória das unidades de armazenamento ssd m2 é a sua velocidade de leitura e gravação em relação aos seus antecessores;
  • Outra característica muito vantajosa das unidades de armazenamento ssd m2 é o seu tamanho compacto em relação as unidades 2.5″;
  • As unidades ssd m2 quando acionada a fazer leitura ou gravação não possui ruído sonoros, ou seja, uma unidade com silêncio absoluto;
  • A sua instalação é de modo fácil é rápido com apenas uma parafuso de fixação;
  • Um dos grandes problemas dos equipamentos eletrônicos ainda é o seu aquecimento, mas o ssd m2 em relação aos seus antecessores tem um aquecimento menos elevado;
  • Apesar do aquecimento, algumas marcas de unidades M2 possuem resfriamento através de radiadores de calor.

Além dos benefíios como toda tecnologia não é perfeita a unidade de armazenamento M2 possui as suas desvantagens.

Por ser uma tecnologia nova o seu custo benefício ainda é considerável elevado, a conplexibilidade de escolher o tamanho correto tendo uma grande probabilidade de fazer uma compra errada.

tipo de ssd m2 mais comum hoje no mercado 2280mm
modelo de ssd m2 2280

As unidades de armazenamentos do formato M2, são recomendadas para instalação de sistemas operacionais, instalação de softwares e instalações de jogos, porém elas não são recomendados para armazenamento de arquivos grandes para distribuição via torrent.

O preço das unidades de estado sólido de fator de forma ssd m2 com volume igual pode variar em uma ampla faixa e é determinado pelos seguintes aspectos.

A interface de um M2 nada mais é que a tecnologia usada para conectar a unidade de armazenamento M2 a uma placa-mãe, que por sua vez é responsável pela taxa de transferência de dados do seu computador. A saber, dependendo da configuração que sua placa-mãe possui, a conexão pode ser feita em duas ou 4 linhas, o que também afeta a taxa de transferência de dados. Até o momento em que esse artigo foi escrito em nosso site “AJEITANDO SEU LADO”, exitem as seguintes gerações:

tipo de tecnologia do ssd m2
modelo com com três ranhuras e modelo com apenas duas NVI

ssd pci-e 2.0, 3.0 e 4.0

  • PCI-e 2.0 – Esta é um tipo de interface de conexão que permite transferir dados em velocidades média de até 2 GB/s ao usar 4 pistas,porém como a tecnologia e a inovação nos dias atuias avançam de modo extraórdinário, podemos dizer que nos dias atuais esse é um formato desatualizado e está sendo gradualmente eliminado;
  • PCI-e 3.0 – Já este é o formato mais popular que oferece a melhor relação preço-desempenho. As informações podem ser transferidas em duas linhas em um velocidade média de 2GB/s, ou ainda em 4 linhas com a velocidades de 3,5 a 3,8GB/s;
  • PCI-e 4.0 – Ademais esta é a interface de conexão mais moderna e rápida no formato M2,ela oferece velocidades de até 3,8GB/s em duas linhas, ou ainda pode oferecer uma velocidade de até 7,8GB/s quando conectado em 4 linhas.

Com toda certeza, se falarmos em categorias de preços, as interfaces mais modernas e com a capacidade de melhor performace de velocidade terão os seus preços mais avantajados. No entanto, recomendamos que você invista apenas na unidade que irá ter o seu desempenho de modo correto em relação ao modelo da sua placa-mãe,pois não teria o menor sentido de investirmos na melhor tecnologia sabendo que ela não será utilizada pois a velocidade de transferência da sua placa-mãe não atende a velocidade máxima da unidde de armazenamento, em outras palavras, seria você andar de ferrari utilizando apenas a primeira marcha.

Neste momento chegamos a uma parte também muito importante que é o controlador. Este elemento físico e funcional do M2 é o responsável pela leitura e escrita de dados da unidade de armazenamento, sendo assim, podemos concluir que a velocidade de tráfego de dados é determinada pela eficiência e capacidade do controlador.

Para nos do canal “AJEITANDO SEU LADO” Os principais critérios para a escolha de um controlador são aa quantidade de núcleos e o número de threads que esse controlador possui. Portanto, quanto maior for a quantidade desses elementos, maior será o custo da unidade de armazenamento.

O modelo do controlador pode ser encontrado na especificação da unidade de armazenamento M2, ou ainda em alguns modelos podem ser encontrados diretamente no dispositivo.

Outro fator muito importante é a marca do controlador também afeta o custo da unidade de armazenamento.

Importantíssimo

O tipo de memória também contribui significativamente para o custo de cada unidade M2 de armazenamento. No entanto, diferentemente de outros parâmetros, a relação entre preço e geração é invertida:

Diferenças entre SLC, MLC TLC e QLC

  • SLC  é um tipo de memória de nível único que fornece as velocidades mais altas,porém tem o seu custo mais elevado. Hoje, os drives com memória SLC praticamente não são produzidos.
  • MLC  é um tipo de memória dual-level com capacidade aumentada, presente apenas em alguns modelos de drives, mas apresenta o desempenho mais alto e mais estável sob qualquer carga.
  • TLC  é a relação ideal de preço e velocidade, que também fornece ao usuário grandes quantidades de armazenamento de informações. A gravação nas células é realizada em três níveis.
  • QLC  é uma memória de quatro níveis que tem os preços mais favoráveis, mas fornece as velocidades mais baixas para gravação e leitura de dados. No entanto, seus recursos são suficientes para fins de usuário.

Antes de adquirir um M2 tenho que ter em mente qual é o meu objetivo em adquirir a unidade de armazenamento, e qual será a ihnha vantagem em estar adquirindo está nova tecnologia.

Sabemos que os modelos personalizados  geralmente são significativamente mais baratos porque não possuem muitos recursos especializados.

Já as unidades projetadas para servidores  são mais caras devido aa suas tecnologias especiais: cache dinâmico, proteção contra falhas de energia, tecnologia de correção de erros.

A popularidade do fabricante do M2 também afeta a política de preços. É claro que fabricantes conhecidos têm preços mais altos do que as unidades chinesas “sem nome”, no entanto, há muito mais garantias de trabalho durável e de alta qualidade.

Uma das marcas mais populares é a  Samsung , que fabrica todos os componentes e monta as unidades sob sua própria marca. Dos fornecedores que têm sido confiáveis ​​e comprovados por muitos anos de cooperação,  KINGSTON, CRUCIAL ADATA e WESTERN podem ser destacados.

Esperamos que agora tenha ficado claro para você como os preços das unidades M2 são formados e quais critérios devem ser usados ​​para escolher unidades para jogos, trabalho ou uso doméstico de um PC.

CASO HAJA DÚVIDA ENTRE CONTATO CONOSCO E FAÇA UMA CONSULTORIA CONOSCO

Ajeitando Seu Lado